Dicas e truques contra o COVID-19

← See all COVID-19 tips & tricks

Parando e iniciando a PrEP

As orientações atuais no Reino Unido e em muitas outras partes do mundo pedem que fiquemos o mais distantes possível de outras pessoas. Isso significa que os encontros sexuais casuais são desencorajados.

Alguns de nós que usam a PrEP estão decidindo interromper o uso por enquanto, já que não estamos planejando fazer sexo. Se você está pensando em interromper a PrEP por um tempo, veja as dicas abaixo. E depois leia sobre começar de novo para que você esteja preparado!

Interrompendo a PrEP

Se você é um homem cis, continue tomando a PrEP por mais dois dias após fazer sexo (se você fez sexo pela última vez no sábado, tome a PrEP no domingo e na segunda-feira). Depois disso, é mais seguro parar.

Para qualquer outra pessoa, continue tomando PrEP por sete dias após o sexo. Isso inclui quando a PrEP é utilizada para proteção vaginal / frontal. Depois, é seguro parar.

Reiniciando a PrEP

Se você não fez sexo desde que interrompeu a PrEP, não há problema em iniciar a PrEP normalmente.

Se você é um homem cis e deseja fazer sexo imediatamente, pode tomar uma dose DUPLA de PrEP (ou seja, dois comprimidos) 2 a 24 horas ANTES do sexo. Você pode continuar com a dosagem diária ou com a PrEP baseada em eventos. É muito importante tomar as doses APÓS o sexo!

Para todos as outras pessoas - tome uma dose diária de PrEP por sete dias antes de começar a fazer sexo. Isso inclui proteção vaginal / frontal. Você pode então continuar com o esquema de tomada DIÁRIA. É muito importante tomar as doses APÓS o sexo!

Se você fez sexo DEPOIS de interromper a PrEP e esse episódio envolveu uma possível exposição ao HIV, é altamente recomendável fazer um teste de HIV ANTES de reiniciar a PrEP. As informações sobre o processo a seguir estão aqui.

Mudando da dosagem diária para a PrEP baseada em eventos (PBE)

Se surgir uma oportunidade de fazer sexo depois de interromper a PrEP diária, a PrEP baseada em eventos é uma opção para algumas pessoas.

A PBE só foi estudada em homens cis que fazem sexo com outros homens - e, portanto, NÃO é recomendado para outras pessoas como opção. A PBE NÃO é recomendada para proteção vaginal / frontal.

A PBE foi estudada apenas em TDF / FTC (Truvada e seus equivalentes genéricos). Não foi estudada em TAF / FTC (Descovy e seus equivalentes genéricos). Se você atualmente usa o Descovy, apenas a dose diária é recomendada.

Saiba mais sobre PBE aqui.

Também há informações sobre como interromper e iniciar a PrEP aqui.

Como o COVID-19 é um vírus respiratório, as organizações envolvidas no combate à asma estão lembrando às pessoas com asma que elas precisam garantir suprimentos válidos de inaladores ou medicamentos.