COVID & SEX (PT)
A orientação durante os tempos de COVID é para mantermos um parceiro sexual fixo, ou não fazer sexo com outras pessoas. A abstinência sexual não é possível ou sustentável para todos. Estas dicas te ajudarão a avaliar o que funciona melhor para você e seus parceiros, diminuindo os riscos de infecção pelo novo coronavírus (SARS-COV-2).
O novo coronavírus pode ser transmitido através do contato próximo entre pessoas durante o sexo. Contudo, o coronavírus não é sexualmente transmissível. Não há evidências que mostrem a transmissão através do líquido pré-seminal, sêmen, fluidos vaginais ou anais ou beijo grego.
Ilustrações de JOSEPH KAI
Informações sobre COVID e sua transmissão estão sendo constantemente desenvolvidas e atualizadas a medida em que aprendemos mais sobre o vírus. É preciso estar atualizado e conectado a fontes de informação confiáveis e baseadas em evidências.
SEXO VIRTUAL
[su_expand height="110" link_align="center"]Uma das maneiras mais seguras para gozar atualmente é o sexo que não envolve contato físico com outros. Sexo por telefone, videochamadas e mensagens de texto são todas seguras contra a COVID!
Se você estiver fazendo sexo por telefone ou videochamada e trocando fotos, tome cuidado com sua segurança pessoal. Sua sessão pode ser gravada sem o seu consentimento. Considere não mostrar seu rosto e ligar a câmera usando um fundo neutro.
Lembre-se: as questões de consentimento são as mesmas, independente da COVID - não é maneiro (e frequentemente ilegal) filmar ou fotografar alguém sem consentimento.[/su_expand]
USAR MÁSCARA, ETC.
[su_expand height="110" link_align="center"]Precauções gerais podem ajudar a reduzir os riscos de COVID, tais como: usar máscara em público ou perto de outros; lavar bem as mãos; cobrir a boca e nariz quando tossir ou espirrar.
Distanciamento físico e se manter longe de lugares com aglomerações também podem reduzir o risco de COVID.[/su_expand]
EVITE SEXO SE VOCÊ NÃO ESTIVER SE SENTINDO BEM
[su_expand height="110" link_align="center"]Se você ou seu parceiro estiverem se sentindo mal, evite o sexo e permaneça em casa. Temperatura alta, tosse, perda do apetite e olfato são sintomas comuns de COVID. Fique em casa!
É chato? Sim, ninguém quer perder um encontro bapho. Mas evitar fazer sexo se você estiver se sentindo mal ou se você encontrou recentemente alguém com sintomas de COVID irá evitar a propagação do vírus.[/su_expand]
ESTEJA PREVENIDO
[su_expand height="130" link_align="center"]Agora é um bom momento para manter outras formas de prevenção do HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Algumas pessoas estão recomeçando a PrEP ou entrando em contato com uma unidade de saúde. Testagem regular de ISTs assegura que qualquer IST seja rapidamente diagnosticada e tratada.
Assim como para a prevenção de HIV e ISTs, todos nós estamos fazendo escolhas de redução de risco para a COVID. Algo que aprendemos com a saúde sexual é que estigma e julgamentos são contraprodutivos.
Aproveite para falar abertamente e com apoio especializado sobre todas as opções de prevenção disponíveis. A incerteza dá medo, mas o conhecimento é empoderador. [/su_expand]
ENCONTRANDO UM PARCEIRO SEXUAL FIXO
[su_expand height="110" link_align="center"]Muitos de nós estão reduzindo os riscos de COVID tendo um parceiro sexual fixo durante a quarentena. Isto quer dizer escolher uma pessoa e ter sexo apenas com ela durante um tempo.
Não é preciso que seja a mesma pessoa para todos os meses pela frente - você pode decidir ter parceiros diferentes com rotação mensal!
Se você tiver um parceiro durante a quarentena, é importante que as regras sejam transparente. Seja explícito quanto às expectativas, e o que você irá fazer se um de vocês descumprir as regras.[/su_expand]
MENOS PARCEIROS, MENOS RISCO
Quanto mais pessoas você tiver contato próximo, mais probabilidade terá de ser exposto ao Covid. Se você estiver fazendo sexo, então reduzir o número de encontros irá diminuir seus riscos.
SEJA KINKY OU CRIATIVO!
[su_expand height="90" link_align="center"]Você pode reduzir o risco de contrair COVID limitando a quantidade de contato físico durante o sexo.
Você pode usar uma máscara convencional ou máscara de fantasia sexual (kinky!), ou então evitar que seu rosto fique próximo ao rosto de outras pessoas.
Você também pode fazer sexo usando glory holes (buracos em paredes ou em cortinas à prova d'água), ou sexo que não envolva toque físico, como por exemplo, observar o parceiro se masturbando.[/su_expand]
SEXO EM LOCAIS ABERTOS
[su_expand height="130" link_align="center"]Você tem maior probabilidade de exposição ao COVID se você estiver em um lugar fechado com pouca ventilação. Você irá reduzir o risco evitando multidões ou lugares de pegação com muitas pessoas.
Uma opção é fazer sexo em locais abertos ou bem ventilados, como roof-tops ou lages, praias, florestas e parques.[/su_expand]
MANTENHA-SE OTIMISTA
[su_expand height="110" link_align="center"]Você pode buscar prazer e intimidade durante a pandemia de COVID. É uma ótima maneira de autocuidado. Nossas comunidades já passaram por outras pandemias e juntos iremos superar esta.
Encontrar maneiras de reduzir o risco durante o sexo não é algo novo. Devemos compartilhar informações e falarmos uns com os outros para nos mantermos atualizados.[/su_expand]